- Autor
- Coleção
- ISBN 9789895641888
- PVP 26.58 € (IVA incluído)
- preço fixo até
- 1ª Edição novembro de 2020
- Edição atual 1.ª
- Páginas 512
- Apresentação capa mole
- Dimensões 150x230x33 mm
- Disponibilidade
Disponível - Comprar
Da linguagem à cultura, da idade da pedra à era virtual, o relato de como os humanos inventaram a história.
Quando analisava três livros de História sem relação aparente, Tamim Ansary reparou num facto curioso e provocador: a construção da Grande Muralha da China influenciou a queda do Império Romano. Intrigado com esta interligação, prosseguiu a sua investigação e encontrou mais exemplos. A conquista de Jerusalém no século XII podia ser ligada à perda de colheitas na Escandinávia séculos antes. A invenção do descaroçador de algodão nos Estados Unidos devastou a vida familiar na África subsariana… e a lista parecia não ter fim.
Embora estejamos cada vez mais interligados, vivemos em muitos mundos diferentes. O que conhecemos como História do Mundo é uma mera narrativa social centrada em alguém, dependente de fatores geográficos, religiosos ou políticos. Há uma narrativa eurocêntrica, uma islamocêntrica, uma sinocêntrica e muitas outras. Elas cimentam-se à medida que rejeitam as ideias que desgastam a sua estrutura e acolhem as ideias que a corroboram.
Todos queremos fazer parte de algo maior, mas, para entrevermos a estrada à nossa frente, temos de olhar para a que ficou para trás. Como foi que chegámos aqui? E, no mundo extraordinário de hoje, podemos criar novas narrativas suficientemente inclusivas e globais para construir um futuro melhor para a humanidade?
«Uma visão bem escrita e valiosa das diversas narrativas que moldaram a história humana.» — Kirkus Reviews
Tamim Ansary cresceu no Afeganistão e vive nos Estados Unidos desde 1964. Entre os seus livros inclui-se Destiny Disrupted: A History of the World Through Islamic Eyes, traduzido para dez idiomas.
West of Kabul, East of New York, o seu livro de memórias, foi selecionado para o programa de leitura One City One Book de várias cidades norte-americanas. Vive com a mulher e com o seu grande gato Raoul em São Francisco, onde leciona seminários de escrita.