Maria João Fialho Gouveia

Maria João Fialho Gouveia nasceu em Lisboa, mas aos dois dias de idade já vivia no Estoril, onde cresceu e estudou.

Cursou Comunicação Social na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e mais tarde Línguas, sendo diplomada pela Universidade de Cambridge. Rendida ao apelo da História, porém, regressou anos mais tarde aos bancos da Universidade Aberta, para estudar a disciplina que sempre a encantara.

Conta com cinco livros publicados. O primeiro, Fialho Gouveia, Biografia Sentimental (Ed. Vogais, 2013), é uma homenagem a seu pai; os que se lhe seguiram — D. Francisca de Bragança (Ed. Topseller, 2013), As Lágrimas da Princesa (Ed. Topseller, 2015) e Inês (Ed. Topseller, 2016) — são romances históricos, essa área da literatura com que tanto se identifica e que promete continuar a abraçar. Sob os Céus do Estoril (Ed. Topseller, 2017), o quinto, é a sua primeira experiência com personagens e eventos ficcionados, num ambiente histórico real.

Livros da autora

Fialho Gouveia: Biografia Sentimental

Maria João Fialho Gouveia

Fialho Gouveia era descrito pelos amigos como homem bom, repórter talentoso, benfiquista entusiasta e, acima de tudo, uma referência ética e cívica para todos.